ORIGENS DO NOME  LIMA

 

 

Lima - Sobrenome português classificado como um toponímico, ou seja tem origem geográfica, deriva de Limia, nome pré romano ( Celta ou Ligure) , significaria "esquecimento", é o nome de um rio, da onde sua origem toponímica. Existe uma lenda que diz que quem atravessa-se este rio ficaria esquecido de tudo. Provavelmente a primeira pessoa a utilizar este sobrenome deveria ter sua morada próxima a este rio.

IGEPAR - Consulta feita por Geraldo Sobrosa Lima

 

BRASÕES

 

                                      

 

 

ORIGEM  DA  FAMILIA    LIMA

 

Umas das principais famílias de Portugal que teve em Dom João Fernandes de Lima o iniciante da Geração. Senhor de terras de Limia, daí a origem do nome, juiz da corte, conselheiro do Reino, comrendador da ordem de Santa Maria. Seus descendentes ocuparam lugar de importância na corte portuguesa. O brasão de armas foi concedido à família em 1485.       

 

Os Lima - Remontam a D. Fernão Aires Barticele, cunhado do Rei D. Afonso Henriques. Nas lutas de Aragão e Castela, que formaram os países ibéricos, D. João Fernandes de Lima, o primeiro do nome, tomou Límia, na Galizia. Os Lima lutaram contra os reis godos de Aragão. No Brasil, do Paraná, partiram para o sul, guerreando índios e colonizando sertões.Lembra também Hermenegildo Lima, sua bravura e coragem na Guerra do Paraguai. Eram nobres em Portugal e foram aguerridos no sul do Brasil.

                               

 

Pesquisa :      Dimas  Conceição  de  Lima  Ferreira

                                            Joaquim  Adão Ugo de  Lima PY5JL